Home Política Governador da Bahia confirma instalação de fábrica de automóveis chinesa na Bahia

Governador da Bahia confirma instalação de fábrica de automóveis chinesa na Bahia

124
0

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) confirmou, a instalação da fábrica de automóveis da empresa chinesa BYD na Bahia. O anúncio aconteceu após uma reunião de Jerônimo com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), e a vice-presidente global da BYD, Stella Li.

A reunião aconteceu no Palácio do Planalto, em Brasília. Apesar da confirmação, o gestor estadual só vai apresentar o detalhamento dos investimentos que o grupo chinês promoverá no estado em um evento na terça-feira (4).

O governador disse que a BYD divulgará informações sobre calendário de instalação, produção e expectativa de investimentos, além dos veículos de sua linha de produção.

“É um dia muito importante para nós. Estivemos na China e agora estamos colhendo os frutos. Estamos felizes com a geração de empregos e a Bahia sendo uma referência internacional de inovação e tecnologia”,

A empresa se destaca entre as potências da área de tecnologia e é a maior fabricante mundial de baterias recarregáveis, sistemas de armazenamento de energia e veículos 100% elétricos.

Incentivos fiscais

Jerônimo ainda contou que a empresa chinesa discute com o governo federal incentivos fiscais por meio de redução de impostos (Pis, Cofins e IPI) e de incentivo à produção e venda de carros e ônibus elétricos, por exemplo.

O governador afirmou que Lula vai tratar do assunto com os ministros Fernando Haddad (Fazenda) e Geraldo Alckmin (Indústria), que também é vice-presidente.

“O presidente inclusive se colocou à disposição de estimular a compra de automóveis, por exemplo, de ônibus para renovação da frota, viaturas, ambulâncias”, disse.

“O presidente se colocou na condição de estudar a possibilidade de financiamento através do BNDES ou alguma linha factível para que o governo federal possa estimular tanto a produção quanto o consumo”, acrescentou.

Jerônimo Rodrigues também afirmou que os incentivos pedidos pela BYD ao governo da Bahia serão atendidos e há possibilidade da empresa chinesa assumir o porto que era utilizado pela Ford na região.

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here