Home Esportes Treinos livres da F1 no GP de Mônaco serão na sexta-feira em...

Treinos livres da F1 no GP de Mônaco serão na sexta-feira em 2022

389
0

O calendário 2022 da Fórmula 1 ainda não foi anunciado oficialmente, mas alguns planos para o próximo ano já foram divulgados. Stefano Domenicali, presidente da categoria, confirmou que o GP de Mônaco passará a contar com um fim de semana de três dias – sexta, sábado e domingo -, ao invés de quatro; atualmente, o primeiro e segundo treinos livres são realizados na quinta-feira.

  • Mônaco será realizada em três dias, imediatamente. Então os eventos serão na sexta, sábado e domingo ao invés de quinta, um buraco, depois sábado e domingo. Essa é a mudança que vamos introduzir no próximo ano – disse Domenicali.
    A prova é a mais tradicional da categoria, realizada desde 1950 e integrante da Tríplice Coroa do Automobilismo ao lado das 500 Milhas de Indianápolis e as 24 Horas de Le Mans.

Ela é a única a funcionar em um formato diferente das demais, apesar de, neste ano, a F1 ter introduzido as corridas classificatórias, principal mudança na organização dos grandes prêmios.
A tradição de iniciar as atividades em Mônaco na quinta-feira começou devido ao feriado do Dia da Ascensão, que cai entre o fim de maio e o início de junho e em pouquíssimas vezes nos últimos 70 anos não coincidiu com a data da prova, como na temporada 2002.

Por causa do feriado, o fluxo de pessoas é maior e o trânsito mais vazio facilita a tarefa de organizar as ruas do principado para receber a F1. Com isso, a sexta-feira era destinada para descanso e também eventos de marketing, desfiles, shows, jantares e outras atividades para pilotos e equipes.
Calendário cheio
Domenicali reforçou que pretende promover em 2022 uma temporada com 23 provas, assim como a intenção inicial deste ano – que ainda por conta das consequências da pandemia do coronavírus, acabou encurtado para 22 etapas. A ideia é que o campeonato no próximo ano termine mais cedo, diferente de 2021, cujo encerramento será em dezembro.

  • O plano é ter 23 corridas em 2022. Vamos anunciar o calendário no Conselho Mundial, no dia 15 de outubro. A ideia é terminar (a temporada) antes do que terminaremos este ano – adiantou o italiano.

O calendário 2022 da F1 terá como novidade a estreia do GP de Miami nos Estados Unidos. A expectativa da categoria é de abrir a temporada no Bahrein, assim como foi excepcionalmente neste ano, com a realocação da prova na Austrália por causa da crise sanitária.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here