Home Esportes RBR garante também esperar decisão limpa de título da F1 em Abu...

RBR garante também esperar decisão limpa de título da F1 em Abu Dhabi

170
0

A vitória de Lewis Hamilton no GP da Arábia Saudita no último domingo levou a decisão do título da Fórmula 1 para Abu Dhabi, última etapa do ano, pela primeira vez desde 2016 – com ele empatado com Max Verstappen em pontos no campeonato. No entanto, as últimas polêmicas da temporada fazem a Mercedes temer que haja mais uma colisão com os dois pilotos, receio que a RBR compartilha.

  • Claro que pensamos nisso. Queremos vencer na pista, não em uma sala de comissários, ou uma caixa de brita. Tem sido uma luta dura, durante todo o ano. Tivemos corridas fantásticas entre esses dois pilotos e espero que seja uma corrida justa e limpa em Abu Dhabi – disse Christian Horner, chefe da equipe austríaca.

Na etapa do último fim de semana, não faltaram encontros entre Hamilton e Verstappen; ultrapassado nas últimas voltas da corrida em Jeddah, o holandês chegou a passar o rival por fora da pista e, ao devolver a posição, freou de modo considerado errático pelos comissários, levando o rival a bater em sua traseira. O piloto da RBR foi punido duas vezes na prova, a última pela desaceleração inesperada.

O toque se somou a outros momentos polêmicos protagonizados pela dupla; além de largadas apimentadas em provas como os GPs da Emilia-Romagna, Portugal, Espanha e EUA, eles colidiram na Inglaterra, onde Hamilton foi responsabilizado, e na Itália, onde Verstappen acabou punido.

O último encontro dos dois havia sido no GP de São Paulo, quando uma espalhada do holandês sobre o piloto da Mercedes para defender-se da ultrapassagem tirou ambos da pista. O lance, isento de investigação, foi alvo de um pedido de revisão da equipe alemã aos comissários, solicitação negada.

Após a prova no Circuito de Jeddah, o chefe da heptacampeã de construtores, Toto Wolff, chegou a comentar que o “precedente” aberto pela não-punição a Verstappen poderia desencadear em outras manobras controversas na decisão do título em Abu Dhabi.

O triunfo em Jeddah foi o terceiro consecutivo da Mercedes nesta reta final do campeonato, depois das conquistas no Brasil e no Catar. Com isso, Hamilton reduziu de 21 para zero a desvantagem que anotava na vice-liderança do Mundial para Verstappen. Apesar disso, Horner exalta a temporada da RBR, a primeira na era dos motores híbridos na qual as chances de título são grandes:

  • Não há absolutamente nenhum problema com isso. Vamos para Abu Dhabi empatados em pontos, mas liderando pelo número de vitórias. Quem teria pensado nisso, no início do ano? Ter a chance de vencer este campeonato em Abu Dhabi, na última corrida, após 21 rodadas de uma batalha intensa com a Mercedes… Todos nós com certeza arrancaríamos um braço por isso.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here