Home Política Cidades do ABC prorrogam restrições ao comércio até 30 de setembro

Cidades do ABC prorrogam restrições ao comércio até 30 de setembro

150
0

As cidades que compõem o Grande ABC paulista prorrogaram as restrições no comércio até o dia 30 de setembro como medida de prevenção à Covid-19. A decisão foi tomada em reunião que contou com a presença do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB).

No encontro, os prefeitos do ABC decidiram que as restrições no comércio continuam, com funcionamento de até 80% da capacidade de público das 6h até a meia-noite.

No dia 17 de agosto, o governo do estado liberou o funcionamento do comércio, que pode operar sem nenhum tipo de restrição, com horário integral e com 100% da capacidade de público.

No entanto, o ABC paulista havia optado por manter as restrições pelo menos até 15 de setembro, e, na reunião desta sexta, optaram por prorrogá-las até o dia 30 de setembro.

A intenção dos prefeitos é esperar que 70% da população seja imunizada com as duas doses da vacina contra a Covid-19 antes de flexibilizar as atividades.

São Bernardo do Campo seguirá com medidas um pouco mais rigorosas. O comércio da cidade funciona das 6h às 23h, com 60% da capacidade de público.

São Caetano é a exceção. Logo quando o governo do estado liberou o funcionamento dos serviços, a cidade seguiu o entendimento do estado, e opera sem restrições.

Dose de reforço
Outra decisão tomada pelo consórcio de cidades de ABC foi utilizar a vacina que estiver disponível nos postos para aplicar a dose de reforço na população idosa.

Algumas cidades da região metropolitana chegaram a suspender a aplicação devido a um impasse entre os governos federal e estadual sobre qual imunizante deve ser aplicado.

O governo do estado não estipulou o fabricante da dose a ser utilizada no reforço e indicou que deve ser a disponível no posto de saúde. Já o Ministério da Saúde determinou que a imunização seja feita preferencialmente com uma dose da Pfizer.

No ABC, os prefeitos definiram nesta sexta que será utilizada a vacina que estiver disponível.
Parceria com a capital
O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, participou da reunião do consórcio e inclusive assinou um termo de adesão formal ao grupo, pois cinco municípios do ABC têm divisa com a cidade de São Paulo e a união pode facilitar a articulação de políticas públicas em comum.

Os prefeitos discutiram a necessidade de estudar o transporte hídrico na região, a implementação do BRT para ligar as cidades à estação Tamanduateí da CPTM e um piscinão que está sendo construído na divisa da capital com São Caetano do Sul.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here