Funcionários da fábrica de Taubaté da Volkswagen entraram em férias coletivas . A montadora afirma que o mecanismo foi adotado devido à queda na exportação de veículos para Argentina (leia mais abaixo).
A empresa não informou a quantidade de funcionários que a medida abrange, apenas afirma que nenhum turno de produção foi suspenso. O retorno dos trabalhadores afastados ao trabalho está previsto para dia 29.
Em agosto deste ano, a multinacional também aplicou as férias coletivas na planta de Taubaté. Em ambos os casos, a empresa alega a adaptação da produção em relação à demanda do mercado.
Por nota, a Volkswagen justificou que a medida atua como flexibilização da produção, levando em consideração a atual crise econômica na Argentina.
“Embora o mercado brasileiro demonstre evolução em 2018, os envios para a Argentina foram momentaneamente reduzidos. Para fazer frente a essa redução nos volumes de veículos exportados a partir do Brasil para a Argentina, estamos pontualmente utilizando ferramentas de flexibilização da produção, como férias coletivas, de forma a promover os ajustes necessários, garantindo assim a sustentabilidade do negócio”, informou
A montadora produz os modelos Up!, Voyage e Gol e é um dos principais empregadores de Taubaté, com cerca de 3,1 mil empregados diretos.