quarta-feira, abril 17, 2024
Home Política Tesouro começa a vender ‘títulos verdes’

Tesouro começa a vender ‘títulos verdes’

1766
0

A Secretaria do Tesouro Nacional informou que abriu a primeira emissão de títulos públicos “verdes” no mercado externo.

Os papéis, denominados em dólar, terão prazo de sete anos – com vencimento em 2031.

O resultado da operação, ou seja, o montante de recursos captados e a taxa de retorno ao investidor (quanto eles receberão pelo empréstimo) será divulgado ao final do dia de hoje.

“O objetivo da operação é reafirmar o compromisso da República com políticas sustentáveis, convergindo com o crescente interesse de investidores não residentes e com a expansão do mercado de títulos temáticos no mundo”, informou o Tesouro Nacional.A instituição informou que os recursos captados por meio dos títulos “verdes” serão direcionados a ações que “impulsionem a sustentabilidade e contribuam para a mitigação de mudanças climáticas, para a conservação de recursos naturais e para o desenvolvimento social”.

Pelas regras dos títulos sustentáveis, os valores deverão ser necessariamente aplicados em projetos ambientais. Tais como:

preservação ambiental dos biomas nativos, inclusive com o controle do desmatamento da Amazônia e Cerrado,fomento ao Fundo do Clima,produção de energia renovável.O governo informa que haverá “transparência na definição e seleção das despesas” a serem bancadas com esses recursos.

E também diz que fará a “divulgação de indicadores qualitativos e quantitativos, quando disponíveis, com mensuração dos impactos ambientais e/ou sociais dessas despesas”.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here