Home Política Lula pediu ‘acordo equilibrado’ entre Mercosul e União Europeia

Lula pediu ‘acordo equilibrado’ entre Mercosul e União Europeia

104
0

A ida do presidente Lula a uma cúpula em Bruxelas que reúne representantes da União Europeia e da Celac (Comunidade dos Estados Latino-americanos e Caribenhos). Lula falou, no país, que quer um “acordo equilibrado” para os dois centros. E para o comentarista, o presidente usará o assunto ambiental para conseguir viabilizar um acordo.

“O que você tem quando o Lula fala em acordo equilibrado? Você teve essas novas exigências recentes colocadas pela União Europeia, e isso incomodou muito o Brasil e os países do Mercosul. Duas questões: compras governamentais, (…) e exigências e sanções em relação a cláusulas ambientais. Esses dois pontos são considerados fundamentais pelo Brasil para resolver esse impasse”, explicou o jornalista.

Para Camarotti, a aproximação da UE com a Celac tem um motivo claro: a aproximação da China dos países latinos, algo que ameaçaria os negócios com os países europeus.

“Todo movimento do Brasil a partir de agora é fazer uma negociação franca, direta, e esse tipo de pressão, porque você tem por parte da China uma ação cada vez maior na América do Sul, e isso preocupa a União Europeia”, analisou.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here