Home Esportes F1 2023: McLaren confirma Piastri após aval de Junta

F1 2023: McLaren confirma Piastri após aval de Junta

201
0

A novela enfim chegou ao fim: Oscar Piastri é piloto da McLaren. A equipe britânica anunciou o acerto com o australiano nesta sexta, antes do segundo treino livre para o GP da Bélgica, após receber o aval da Junta de Reconhecimento de Contratos.

Piastri terá como companheiro de equipe o britânico Lando Norris a partir de 2023. A Alpine ainda não anunciou o subtituto de Fernando Alonso, que será o novo nome da Aston Martin na temporada que vem.

  • Estou extremamente animado em fazer minha estreia na F1 em uma equipe tão prestigiada quanto a McLaren. Muito grato pela oportunidade que me foi dada. A equipe tem um grande histórico de dar chances a jovens talentos, e estou ansioso para trabalhar ao lado do Lando para levar o time à frente do grid – disse Piastri.
    A Junta de Reconhecimento de Contratos, que atua de forma independente à FIA, se reuniu na última segunda para dar um veredito final ao imbróglio. O prazo para divulgação era de 72h.

A Alpine agradeceu à Junta pela reunião, reconheceu o veredito e disse “considerar o assunto encerrado” pelo lado francês.

Para dar espaço a Piastri, a McLaren rompeu o vínculo com o também australiano Daniel Ricciardo, que tinha contrato até o fim de 2023. Oscar Piastri é o atual campeão da Fórmula 2 e também acumula um título de Fórmula 3 (2020), além de um troféu da Eurocopa da Fórmula Renault (2019).

Relembre a novela

Quando Sebastian Vettel confirmou sua aposentadoria, Fernando Alonso disse que trocaria a Alpine pela Aston Martin em 2023. Os franceses, então, anunciaram o piloto reserva Oscar Piastri como segundo titular – mas este negou qualquer acerto.

Piastri, por sua vez, já teria um contrato com a McLaren na época. Precisando liberar a segunda vaga em Woking, a equipe britânica rompeu o vínculo com Ricciardo, que iria até o fim da temporada 2023. O futuro de Daniel na F1 segue indefinido.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here