Home Política Tucanos não acreditam na candidatura Doria à presidência

Tucanos não acreditam na candidatura Doria à presidência

128
0

Integrantes do PSDB contrários à candidatura do governador João Doria à Presidência da República querem que ele apresente um plano de voo para, então, definirem se ficarão no projeto do correligionário tucano.

Um grupo de tucanos históricos que apoiaram a candidatura do governador gaúcho Eduardo Leite nas prévias do partido se reuniu na noite de terça-feira (8) em Brasília para discutir o assunto. Um dos argumentos é que o nome de Doria não decolou nas pesquisas de opinião. No último Datafolha, ele pontuou entre 3% e 4%.

Segundo um dos participantes do encontro disse ao blog, “mais que o baixo desempenho nas pesquisas, apesar da intensa exposição, especialmente pós-previas, o que mais preocupa a estes líderes do partido é a altíssima e persistente rejeição que o candidato escolhido tem no seu próprio estado a 45 dias de deixar o mandato”. O fato de Doria ainda não ter mostrado um bom desempenho no seu estado foi um dos pontos de preocupação.

"Se não consegue mostrar tendência de melhora no mandato, pode ser ainda mais difícil depois", afirmou esse tucano.

Parlamentares que vão buscar a reeleição disseram que a candidatura, se não for competitiva, vai atrapalhar os planos de vitória nas urnas.

"Ninguém quer ir para o matadouro", disse outro integrante da legenda.

No encontro, do qual participaram Leite, o senador Tasso Jeresissati (CE) e o ex-senador José Anibal, entre outros, foi dito também que as prévias “deram um candidato pro partido, não um partido pro candidato”, o que foi interpretado como a possibilidade de o PSDB não ficar abraçado à candidatura Doria até o prazo legal de registro das candidaturas.

"Todos desejam entender qual o 'plano de voo', o plano de ação que o candidato e sua equipe apresentam para reverter o quadro adverso. E é isso que será demandado", explicou esse participante.

Parte do grupo flerta com a possibilidade de apoiar Simone Tebet (MS), do MDB, à Presidência ou lançar Leite via PSD, partido de Gilberto Kassab. Leite descartou sair do PSDB, segundo relatos.

Um aliado de João Doria, por outro lado, criticou a movimentação do grupo adversário. “Foi um jantar de derrotados. Cinco pessoas sentadas em um jantar não representam o PSDB. Eles apoiaram Eduardo Leite nas prévias e perderam. É preciso ter grandeza na vitória e na derrota. O nobre seria somar forças em torno da candidatura do partido.”

Doria tem dito aos críticos de sua candidatura que vai ganhar a eleição e que começará a subir nas pesquisas com as inserções da propaganda partidária, que começam neste semestre.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here