Home Esportes Para RBR, derrotar Mercedes na F1 em 2021 será maior conquista

Para RBR, derrotar Mercedes na F1 em 2021 será maior conquista

301
0

Após sete anos como coadjuvante, a RBR voltou a protagonizar a disputa pelo título na Fórmula 1, em 2021, liderada por Max Verstappen na acirrada briga contra a Mercedes. O time encara neste fim de semana o GP dos EUA, que Lewis Hamilton já venceu seis vezes, mas nutre expectativas de vitória visando o que seria sua maior conquista: encerrar, em dezembro, a hegemonia da rival.

  • Será nossa maior conquista. Se você olhar para a força da Mercedes e o domínio que ela teve, fica claro que ninguém se aproximou deles durante anos. Ninguém os colocou sob esse tipo de pressão nesta fase da temporada, então será um grande feito se conseguirmos – comentou Christian Horner, chefe da RBR.

A Mercedes tem dominado ininterruptamente a F1 desde 2014, ano da introdução dos motores híbridos na categoria; antes era a RBR a atual campeã, dona de quatro campeonatos consecutivos com Sebastian Vettel entre 2010 e 2013. Horner lembra bem do momento de transição da equipe:

  • O maior fator foi a mudança do motor em 2014. Todos os fabricantes exceto a Mercedes subestimaram esse impacto. Quando aparecemos, estávamos dois anos atrás da Mercedes. Foi frustrante. É muito fácil perder a motivação, mas havia aqui o desejo de voltar para uma posição vencedora, e tivemos uma tremenda continuidade durante esse período; muitas das pessoas aqui estiveram conosco de 2010 a 2013, porém, também trouxemos outra geração de talentos.

De lá pra cá, a RBR chegou a conquistar o vice-campeonato em três ocasiões, em 2014, 2016 e 2020. Porém, acabou eclipsada por rivais como a Ferrari e a própria Mercedes, que faturou sete mundiais de pilotos com Lewis Hamilton e Nico Rosberg, além de Valtteri Bottas como vice nos últimos dois anos.

Na atual temporada, último ano do regulamento técnico vigente da F1, o time voltou a ocupar a liderança do campeonato de construtores pela primeira vez desde 2013 e, com Verstappen e Sergio Pérez, igualou outras marcas de seus tempos áureos, como a sequência de vitórias e pole positions.

É no holandês que habitam as maiores esperanças da RBR. Líder do Mundial de Pilotos, Verstappen tem sete vitórias em 2021 contra cinco do experiente Hamilton e protagoniza com o heptacampeão a disputa pelo que pode ser o octa do britânico ou seu primeiro título da carreira.
Pressão sem igual

Hamilton, com 36 anos e 14 de F1, já encarou outros desafios na categoria como Fernando Alonso – em seu ano de estreia, em 2007 -, Felipe Massa, Jenson Button, Nico Rosberg e Sebastian Vettel. Porém, na visão de Horner, Verstappen tem sido a maior “pedra no sapato” do britânico, que conquistou consecutivamente quatro títulos entre 2017 e 2020.

  • Lewis teve uma carreira incrível e ainda está em uma forma fantástica, é um titã do esporte. Mas o fato de Max ser capaz de ficar cara a cara com ele é algo que Lewis não teve ao longo de sua carreira. Há muito em jogo, pois ele está caminhando para um recorde de oito campeonatos, Max está indo para o seu primeiro e terá muitos anos pela frente. Inevitavelmente, sempre haverá uma evolução – opinou o chefe da RBR.

E na visão de Horner, que também protagonizou embates fora das pistas com Toto Wolff, chefe da Mercedes, Hamilton não é o único na equipe alemã a lidar com uma pressão incomum na batalha pelo título da F1 em 2021.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here