Home Esportes Verstappen se diz surpreso com boa largada em prova díficil em Imola

Verstappen se diz surpreso com boa largada em prova díficil em Imola

174
0

Em uma pista na qual a classificação tem grande peso, Lewis Hamilton não conseguiu defender a pole position e viu Max Verstappen assumir a vantagem logo na largada e vencer o GP da Emilia-Romagna no último domingo. O holandês, vice-líder do campeonato, não escondeu que as circunstâncias da prova – incluindo a pista molhada e uma bandeira vermelha – foram elementos muito desafiadores, mas apontou a largada como segredo de seu triunfo, o primeiro na Fórmula 1 em 2021.

Uma corrida como essa nunca é fácil. É muito estressante tomar as decisões certas. O segredo, eu acho, foi ter aquela boa largada, o que também foi uma surpresa para mim! Depois do ano passado, quando sofremos sempre com a pista molhada, fizemos algumas melhorias nesse aspecto, e isso foi bom – disse Verstappen.

O holandês saiu da terceira para a primeira colocação nos primeiros metros da pista em Imola, sobre muita água, e forçou Hamilton a passar por cima da zebra, o que danificou a asa dianteira do heptacampeão.

O piloto da RBR só deixou a liderança quando parou para trocar os pneus intermediários pelo conjunto de macios. A batida de Valtteri Bottas e George Stroll, forçou uma bandeira vermelha e uma relargada em que Verstappen chegou a errar, expondo-se para Charles Leclerc – que optou por não atacar já que estava sem o rádio e o direcionamento da equipe sobre as regras.

Apesar disso, o holandês conseguiu se manter na liderança, mas revelou que sua trajetória em uma prova que pareceu dominante esteve longe de ser fácil:

  • Fazer a escolha certa dos pneus intermediários para os slicks não foi fácil. Vi alguns caras à minha frente com pneus de pista seca, mas eles estavam tendo muita dificuldade. Continuar foi difícil, estava muito escorregadio. Se você se desviar alguns centímetros da linha da pista seca, pode perder o controle do carro. Tivemos a bandeira vermelha e a vantagem se foi e, então, tive meu momento na relargada. Esse foi um grande problema, mas depois tudo ficou bem.
    Primeira vitória em Imola desde Senna
    Chefe da equipe austríaca, Christian Horner parabenizou a Honda, fornecedora de motores da equipe, pelo primeiro triunfo da RBR em 2021, lembrando que a vitória em Imola foi a primeira da marca no circuito desde 1991, quando Ayrton Senna ganhou com a McLaren – também em pista molhada.
  • A Honda fez um ótimo trabalho durante o inverno. Dou todo crédito para eles. Foi a primeira vitória deles em Ímola desde Senna em 1991, então é ótimo conseguirem esse tipo de resultado, e não poderíamos fazer isso sem o apoio deles. É realmente encorajador.
  • Veja classificação da F1 2021 após o GP da Emilia-Romagna

A vitória de Verstappen estabeleceu a RBR na vice-liderança no Mundial de Equipes com 63 pontos, encurtando a distância para a líder Mercedes para apenas sete. Na tabela dos pilotos, Hamilton segue na ponta, mas com uma vantagem de somente 1 ponto sobre o rival holandês. A dupla volta a se enfrentar em 2 de maio no GP de Portugal.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here