Home Política Anvisa votaria contra o kit Covid

Anvisa votaria contra o kit Covid

264
0

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) iria dar voto contrário ao uso do kit Covid na reunião da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec), órgão consultivo do Ministério da Saúde. O parecer da Anvisa, que já estava pronto, endossava o relator do estudo da Conitec, Carlos Carvalho, que emitiu parecer contra o uso de medicamentos comprovadamente sem eficácia contra a doença.

Apesar disso, a Anvisa sequer teve chance de manifestar sua posição. O gerente geral de Medicamentos da Anvisa, Gustavo Mendes, participou da reunião online e avisou que teria que se ausentar a certa altura da reunião para entrar em um voo. Foi justamente nesse intervalo que a comissão decidiu votar o relatório. Mendes não foi avisado de que a votação ocorreria.

“Até a hora, em que o membro da Anvisa saiu da reunião, não havia sido definido o horário da votação do relatório”, disse a Anvisa em nota. “Ao chegar em Brasília às 14h20, o representante entrou na plataforma da reunião e percebeu que esta havia sido finalizada e que o relatório com diretrizes do tratamento ambulatorial da Covid-19 já havia sido votado”, esclareceu a Anvisa.

Reunião da Conitec

A Conitec se reuniu nesta quinta (21) para votar como deve ser o cuidado de pacientes de Covid fora dos hospitais. As diretrizes tratavam, entre outros pontos, de um novo posicionamento contra os remédios do chamado kit Covid.

Cinco votos contrários foram de representantes do Ministério da Saúde e outro do representante do Conselho Federal de Medicina (CFM). Em seus votos, integrantes do ministério contrariaram parecer da própria pasta que demonstra que os remédios são ineficazes contra a doença.

Agora, depois do empate, o relatório segue para consulta pública. De acordo com nota divulgada pela Anvisa, somente após a consulta e nova votação o documento será liberado para análise final.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here