A onda de frio que pode derrubar a sensação térmica para -25°C na Região Sul chegou ao Brasil , com registro de neve já nesta manhã no Rio Grande do Sul e expectativa de mais neve e chuva congelada em Santa Catarina entre a tarde e a próxima madrugada. No Rio de Janeiro, o tempo instável deve causar ressaca com ondas de até 4 metros.
A previsão é que o Sul do país registre nas próximas 24 horas as menores temperaturas do ano. No Sudeste, isso deve ocorrer entre sexta-feira (30) e sábado (31).
No sul do Rio Grande do Sul, houve neve e chuva congelada em Canguçu logo cedo. Em Santa Catarina, ao menos 30 municípios tiveram temperatura negativa. Bom Jardim da Serra registrou -7,8ºC, às 6h. Em Urupema, às 7h fez -7,25ºC.
Deve gear em grande parte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e parte do Paraná
Sensação térmica de -15ºC em SC
A previsão do tempo é que a temperatura chegue a -10ºC em Urupema (SC), com sensação térmica de -15ºC. No Rio Grande do Sul, grande parte do estado também deve registrar temperaturas negativas.
O estádio Gigantinho, do clube de futebol Internacional, foi preparado para receber moradores de rua em Porto Alegre. Os acolhidos também poderão fazer testes contra a Covid-19 e se vacinar.
Na Serra da Mantiqueira, divisa entre São Paulo e Minas Gerais, as temperaturas mínimas devem ficar entre -2°C e -5°C, e a máxima não deve passar dos 15°C.
Onda gigante no Rio e 3ºC em SP
No Rio, a frente fria leva a um aumento de nuvens, deixando o céu encoberto e o tempo instável. Com mínima de 14°C e máxima de 25°C, a cidade deve ter fortes rajadas de vento, segundo o sistema Alerta Rio. A Marinha emitiu aviso de ressaca com possibilidade de ondas de até quatro metros, que começaram já na noite de terça.
Na Região Metropolitana de São Paulo, há previsão de temperaturas negativas e de geada. As máximas na capital podem ficar abaixo dos 15°C na quinta (29) e sexta-feira (30), com mínimas de até 3°C.