Prestes a iniciar seu segundo ano como Aston Martin na Fórmula 1 e de olho no objetivo de conquistar o título mundial em cinco anos, a equipe britânica divulgou nesta quinta-feira o AMR22, carro para a temporada 2022 . O modelo mantém o verde tradicional do time, mas em um tom diferenciado, e carrega mudanças nítidas observadas pela introdução do novo regulamento técnico da F1, que passa a valer no campeonato com partida em 20 de março.
Para 2022, a Aston Martin manteve sua dupla de pilotos do campeonato passado, formada pelo canadense Lance Stroll e o tetracampeão Sebastian Vettel. A F1 retorna em 20 de março, com o GP do Bahrein.
Na pintura, mudanças pontuais foram observadas; o verde britânico deu lugar a um verde mais cintilante; as listras em rosa de um dos patrocinadores do AMR21, modelo de 2021, deram lugar ao verde limão.
O design do AMR22 se distanciou pouco das mudanças apresentadas pelas rivais sob o novo regulamento técnico da F1, como um bico mais comprido e uma asa dianteira mais arqueada, aletas sob os novos pneus de 18 polegadas e um conceito mais estreito na parte traseira do monoposto – incluindo uma asa traseira menor e mais baixa.
Na próxima temporada, a Aston Martin trabalha para dar continuidade à evolução iniciada em 2020, quando ainda se chamava Racing Point. Na época, o time brigou pelo posto de terceira força do campeonato com a McLaren, mas não conseguiu manter o desempenho em 2021.
Em um ano inconsistente para Stroll e de uma adaptação extensa para Vettel, o time fechou o campeonato em sétimo no Mundial de Equipes, conquistando como único pódio um segundo lugar do alemão, no GP do Azerbaijão.
As mudanças vêm também fora das pistas para a equipe britânica; seu antigo chefe de equipe, Otmar Szafnauer, deu lugar a Mike Krack, egresso da chefia da divisão automobilística na alemã BMW. O objetivo em longo prazo do time, que em 2021 contratou também o ex-chefe de equipe da McLaren Martin Whitmarsh, é de alcançar o campeonato mundial em pelo menos cinco anos.